Conheça o MASP – Método de Análise e Solução de Problemas
É baseado em todos os princípios de qualidade total, que a padronização para encontrar e designar de maneira profissional e com a maior relevância possível que pode ser implementada em uma empresa. O MASP é um dos métodos mais eficientes e reconhecidamente dos mais competentes para os processos.
O Método de Análise e Solução de Problemas, ou MASP, é um aprimoramento do PDCA, e é interessante que quem verificar essa publicação já tenha, ao menos, contato com as especificidades dessa técnica.
O MASP, em suma, se trata de fazer um levantamento para que se possa identificar, analisar, agir em busca da padronização e aprimoramento para perfeição de todos os processos da empresa.
Processo MASP
Primeiramente, antes mesmo de começar o processo de utilização MASP, é necessário verificar que, um problema solucionado será avaliado como “coisa fácil de ser solucionada” por quem observa de fora ou por outros empreendimentos que já passaram por processo similar, independente da dificuldade de realizar a solução.
Então, não é novidade, nem impossibilidade afirmar, que a resolução para todos os problemas encontrados no processo de análise e observação é possível em concordância com os colaboradores dos diversos setores, trazendo à luz a realidade da organização para finalizar os entraves do sistema.
O MASP é composto por oito passos anexados ao PDCA: Identificação, Observação, Análise e Plano de Ação (aglomerados no PROJECT); Ação (em DO); Verificação (em CHECK); Padronização e Conclusão (em ACT).
Na Identificação, apesar de parecer meio óbvio, é o momento onde se designa e escolhe o ponto o tipo do problema que se quer solucionar. Fazer uma mensuração e encontrar as indicações dos defeitos é o passo importante nesse momento.
Depois de identificado, agora é hora de observar e procurar a forma que seja possível entender para posteriormente conseguir verificar o ponto de inconstância. E o pior lugar para se fazer esse passo é dentro da sala ou do escritório do empresário.
Deve-se levar o destacamento feito para o MASP ao local do problema para avaliá-lo, do que ficar numa sala conjectura sobre ele.
Após identificar e observar, quanto mais informações forem colhidas, poderão fazer com que o processo possa continuar de modo satisfatório. Nesse ponto, muitos infográficos, estatísticas, simuladores, tabelas e desenhos devem ser usados ao máximo possível para que se possa compreender o que há com a empresa.
No Plano de Ação será feito o planejamento dos passos a serem dados depois que o MASP identifica e colhe as informações dos problemas. As perguntas que devem ser respondidas nesse ponto é “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quando?”, “onde?” e “quanto?”. Ao considerar as respostas sobre como solucionar o problema tendo essas diretrizes. Depois disso, é agir.
A Ação não garante que o problema tenha sido resolvido, então é necessário passar pela Verificação para definir se o problema foi resolvido ou não. Sendo o resultado positivo, seguimos para a Padronização para todos os lugares onde há o problema. Se a resposta for negativa, é necessário voltar para a Identificação.
Por fim, a Conclusão permite uma revisão geral do trabalho e uma análise para saber o que é possível aprender com o processo MASP concluído.