Melhore o gerenciamento de processos da sua organização com PDCA

O gerenciamento de processos ciclo PDCA encoraja um compromisso com a melhoria contínua. Imaginemos que o índice de satisfação do cliente em um popular site de classificações de negócios tenha declinado. Quando são observados os comentários recentes, é possível verificar que os consumidores estão se queixando de entrega atrasada e de produtos danificados em trânsito.

Então, é tomada a decisão de executar um pequeno projeto piloto por um mês, usando um novo fornecedor para entregar seus produtos a uma pequena amostra de seus clientes. É percebido o resultado satisfatório ao ver que o feedback desses clientes é positivo. Como resultado, é definido para sua empresa que será usado o novo fornecedor para todos os pedidos recebidos.

Mesmo sem uma preparação para tal, um gerenciamento de processos foi feito, mesmo sem ter analisado a técnica. Esse tipo de método aplicável é chamado de ciclo PDCA, o que o ajuda a lutar por melhorias contínuas em seu negócio

Neste artigo, exploramos os detalhes do PDCA, e analisamos como e quando aplicá-lo.

Gerenciamento de processos PDCA – o que é esse ciclo

PDCA é uma sigla proveniente do inglês e significa: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Pode ser descrito como “Ciclo de Deming”. Esse gerenciamento de processos foi desenvolvido pelo renomado consultor de gestão Dr. William Edwards Deming na década de 1950. Deming chamou-o de “Shewhart Cycle”, pois seu modelo era baseado em uma idéia de seu mentor.

O criador do PDCA preconizava a identificação dos porquês acerca dos produtos não satisfazerem plenamente os clientes. A solução desenvolvida ajuda as empresas a desenvolverem hipóteses sobre o que precisa ser alterado e, em seguida, testar cada uma destas mudanças realizadas em um ciclo contínuo de feedback.

O gerenciamento de processos PDCA é uma abordagem iterativa de quatro estágios para melhoria contínua de todos os itens, produtos ou serviços, para a resolução de problemas. Envolve o teste sistemático de possíveis soluções, avaliando os resultados e implementando aqueles parecem funcionar melhor.

Os termos significam:

  • Plan: Identificar e analisar o problema ou a oportunidade, desenvolver hipóteses sobre quais os problemas podem ser e decidir qual deles testar.
  • Do: testar a solução potencial, idealmente em pequena escala, e medir os resultados.
  • Check: estudar o resultado, medir a eficácia e decidir se a hipótese é suportada ou não.
  • Act: se a solução foi bem-sucedida, implementá-la.

Aplique isso à sua vida

Enquanto o PDCA é uma ferramenta eficaz para empresas, o empreendedor também pode usá-lo para melhorar seu próprio desempenho. Identifique o que o está atrasando em sua carreira e como você deseja progredir. 

Observe a causa raiz de qualquer problema e estabeleça metas para superar esses obstáculos (Plan). Teste diferentes abordagens para obter os resultados que você deseja (Do). Revise o progresso regularmente, ajuste seu comportamento de acordo e considere as consequências de suas ações (Check). Finalmente, implemente o que está funcionando e aperfeiçoe continuamente o que não está (Act).

Seguindo esses passos do gerenciamento de processos, tanto os problemas podem ser identificados, quanto aprimorados, indefinida e continuamente, tanto para o seu ambiente profissional e, se assim desejar, o pessoal também.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *